Vida Ativa
  • Sífilis – o que é, como se previne e como se trata?
    A sífilis é uma infeção sexualmente transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode ser transmitida através do contacto sexual desprotegido (sem uso de preservativo) ou durante a gravidez, da mãe para o bebé.
  • Hepatites B, C e D
    A hepatite corresponde à inflamação do fígado e pode ser causada por vírus e bactérias, mas também pelo consumo de álcool, por exemplo.
  • Tricomoníase – o que é?
    A tricomoníase é a infeção sexualmente transmissível (IST) curável mais comum no Mundo. É causada pelo protozoário (um tipo de parasita) Trichomonas vaginalis e é, na maioria dos casos, assintomática (apenas 3 em cada 10 pessoas têm manifestações da infeção). Afeta mais frequentemente mulheres, particularmente com o avançar da idade.
  • Gonorreia – o que é, como se previne e como se trata?
    A gonorreia é uma infeção sexualmente transmissível (IST) causada pela bactéria Neiserria gonorrhoeae. Pode afetar tanto o homem, como a mulher, sendo, em muitos casos, assintomática (isto é, sem manifestações associadas).
  • Infeções Sexualmente Transmissíveis – o que são, exatamente?
    As infeções sexualmente transmissíveis (IST), muitas vezes denominadas doenças sexualmente transmissíveis (DST), são infeções cuja forma de transmissão mais frequente (mas nem sempre a única) é o contacto sexual.
  • O papel da música no bem-estar psíquico e na gestão do stress
    Sabia que ouvir música pode contribuir para o seu bem-estar? É algo que pode fazer todos os dias, mas que, nesta altura do ano, ganha um novo sentido com a chegada dos festivais de verão.
  • Vive cansado?
    Falta-lhe energia e sente-se constantemente exausto, sem razão aparente? Sente que não consegue ter um sono reparador?
  • Uma vida com stress
    O stress faz parte da natureza humana e constitui uma reação do organismo a determinadas situações ou estímulos. Cada pessoa possui um nível de resistência muito próprio, o que torna difícil defini-lo e medi-lo.
  • A luz azul dos telemóveis
    Não é nenhum segredo que os raios ultravioleta (UV), emitidos pelo sol, podem ser prejudiciais para o nosso corpo (como por exemplo para a pele e os olhos – provocando desde queimaduras solares até à possibilidade de desenvolver melanoma - cancro da pele), quando não usamos a devida proteção. Mas, já pensou no impacto que outras radiações, às quais estamos diariamente expostos, têm sobre a nossa saúde?